O que fazer para evitar que a água da sua piscina fique verde

Às vezes pode acontecer da água da sua piscina acabar esverdeando. Normalmente em épocas mais chuvosas, ou quando a piscina fica muito tempo parada, a proliferação de algas pode aumentar e sua piscina precisará de um cuidado mais próximo. 

Sumário

Por que a água da piscina fica verde?

O principal motivo que faz a água da sua piscina ficar verde é a proliferação de algas devido à falta de um saneante residual, como o cloro. Isso também pode ocorrer quando os parâmetros da água da sua piscina estão desregulados ou por falta de manutenção do seu equipamento gerador de ozônio.

A água da piscina pode ficar verde ao colocar cloro?

Normalmente, ao adicionar cloro na água, você evitará que a água fique verde. O cloro é um saneante com efeito residual na piscina, ou seja, deixará a água e as bordas da piscina protegidas da proliferação de algas.

Se a dosagem não é feita de forma diária ou com uma boa consistência, ainda pode haver proliferação de algas pois não haverá residual de cloro protegendo a piscina.

De quanto em quanto tempo devo colocar cloro na piscina?

O cloro é volátil e a concentração cai muito rapidamente na piscina. Por isso, os fabricantes de cloro recomendam a dosagem de cloro diariamente ou a cada 2 dias.

Se você dosar com menos frequência, mesmo colocando mais cloro em cada dosagem, a sua piscina pode ficar desprotegida. Isso ocorre por conta de dois fatores:

  • A luz UV do sol degrada o cloro muito rapidamente, e a concentração costuma cair para metade depois de 24 horas (veja o gráfico abaixo).
  • Contaminações que ocorrem mesmo sem uso da piscina, como folhas e insetos, consomem este cloro livre e aceleram o decaimento.
Gráfico da quantidade de cloro residual livre na piscina

Para reduzir a degradação pela luz UV do sol, você pode usar cloros estabilizados, que contém ácido cianúrico. O ácido cianúrico não tem efeitos na água da piscina nem nos banhistas, e ele serve como um “protetor solar” para o cloro.

Agora, para resolver ambos os fatores mencionados acima e garantir o cloro residual constante, o ideal é utilizar uma dosagem diária e automática com um bom dosador de cloro por pastilhas.

Em alguns casos específicos, sua piscina pode continuar verde mesmo com cloro. Nestes casos, siga os 3 passos abaixo:

3 passos para evitar que sua piscina fique verde

Aqui vão os 3 passos fundamentais para você não correr o risco de ficar com a água verde em sua piscina. No final temos uma dica extra, para aqueles que já estão com a água verde e querem recuperar a piscina em menos de 24 horas.

  1. Confira os parâmetros químicos da água. Para estar realmente cuidada, a água deve ter seus parâmetros químicos muito bem equilibrados. Em especial, quando a alcalinidade está muito baixa, a água fica mais propícia para a formação de algas, então fique atento a isso. Recomendamos alcalinidade entre 80 e 120 ppm e pH entre 7,0 e 7,4. 
  2. Sempre mantenha um residual de saneante na água. Independente de utilizar ozônio, cloro ou qualquer outro tratamento, é necessário ter um saneante de forma residual na água. Em piscinas tratadas com ozônio, você pode reduzir a dosagem de cloro para mantê-lo apenas como saneante residual.
  3. Observe se seu ozônio Panozon está funcionando corretamente. É muito importante ver se o seu equipamento está ligado, produzindo ozônio, e com sucção adequada para que o ozônio seja injetado na água através do sistema venturi. Você pode saber mais sobre a manutenção do seu gerador clicando aqui.

Se sua piscina continuar verde, é importante também medir o ácido cianúrico da água. Dependendo do cloro que você utiliza, o ácido cianúrico da piscina pode aumentar e isso afeta a performance do próprio cloro. Ou seja, você pode estar dosando mais cloro, porém ele será ineficiente e facilitará a proliferação de algas.

O que fazer se a água da sua piscina está verde

Sua água está verde e quer sua água cristalina de volta?

Para recuperar sua piscina em menos de 24 horas, você precisa de 2 coisas: um algicida de choque e um bom clarificante. Siga os passos abaixo:

  1. Escove as paredes da piscina (no caso de piscinas de alvenaria, os rejuntes em especial) para “depregar” as algas.
  2. Adicione o algicida de choque na piscina, seguindo as instruções na embalagem do fabricante, e deixe ele agir para matar as algas.
  3. Utilize um clarificante, para fazer com que todo aquele verde decante. Assim, toda sujeira que está deixando sua água “feia” vai para o fundo.
  4. Em seguida, você só precisa aspirar, drenando toda a sujeira, e sua piscina estará novinha em folha!

Você também pode utilizar os produtos auxiliares de filtração para ajudar o filtro a reter as partículas de sujeira e assim evitar uma decantação mais pesada. Após a recuperação, é importante seguir os 3 passos mencionados mais acima para garantir que sua piscina não voltará a ficar verde.

Quer mais facilidade no tratamento da sua piscina?

Conheça o Panozon Blue Star, a nova linha de geradores de ozônio da Panozon para piscinas residenciais. Com a nova célula Blue Star e novo sensor de geração de ozônio exclusivo, a tecnologia Panozon dá ainda mais segurança e tranquilidade em tratar a água da sua piscina com ozônio. Tratamento amigável ao meio ambiente para uma piscina 100% saudável. Atende piscinas de 0 a 200 mil litros, seja fibra, vinil ou alvenaria.

Continue explorando

Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Alergia ao cloro na piscina: o que fazer
22 de fevereiro de 2024
Como tratar água de poço artesiano para consu...
19 de janeiro de 2024
Diferença entre gerador de cloro por sal e oz...
15 de dezembro de 2023