Gerador de ozônio para piscinas: como funciona? Vantagens e desvantagens

Ozônio para piscinas já é um tratamento bem conhecido nos EUA e na Europa. Aqui no Brasil, os geradores de ozônio vêm ganhando destaque nos últimos anos.

O ozônio é um gás transparente, com um cheiro bem característico. Ele atua ajudando a eliminar todos os contaminantes orgânicos e microrganismos presentes na água da piscina.

Como funciona o gerador de ozônio para piscinas?

Muitas vezes chamado de "aparelho de ozônio" ou "ozonizador", ele atua diretamente na casa de máquinas da sua piscina.

De forma resumida, o gerador de ozônio empresta o oxigênio do ar ambiente, transforma-o em ozônio (O3) e injeta esse ozônio na tubulação na casa de máquinas. O ozônio reage e ajuda a eliminar a matéria orgânica e microrganismos, deixando sua água 100% saudável, devolvendo oxigênio puro ao ambiente novamente.

Itens importantes a serem avaliados ao comprar seu gerador de ozônio

1. Filtro de sílica é um ponto negativo.

Alguns equipamentos utilizam um filtro de sílica na parte de dentro para secar o ar antes da geração de ozônio. O filtro de sílica é igual às sílicas utilizadas em caixas de sapato e armários, e ele funciona como uma esponja, absorvendo a umidade do ar.

A sílica precisa ser trocada em poucos meses ou semanas, e se não for trocada, ela satura e a umidade faz com que a geração de ozônio diminua drasticamente, podendo até mesmo queimar a célula.

Células mais modernas não necessitam deste filtro secador, pois são projetadas para trabalhar com a umidade do ar ambiente, sem perda de produtividade ou durabilidade.

Você pode assistir uma comparação no vídeo abaixo:

2. Venturi deve ser de alta qualidade.

O jeito mais eficiente de utilizar ozônio é com “injetor venturi por pressão negativa”. Ao passar água dentro do injetor venturi, uma pressão negativa é criada e o ozônio é puxado para dentro da tubulação.

O injetor venturi é uma das peças mais importantes no seu gerador. Ela garante que o ozônio será injetado corretamente e que haverá uma alta taxa de dissolução na água. Portanto, sempre pergunte sobre a qualidade do venturi que está adquirindo, e dê preferência para venturis de alta performance em Kynar (material resistente ao ozônio, aumentando a vida útil do venturi).

Além de ser produzido em kynar, o venturi fabricado pela Panozon foi desenhado para garantir a maior eficiência de dissolução de ozônio no mercado de piscinas.

3. Indicador de fluxo.

Como funciona gerador de ozônio por pressão negativa

O indicador de fluxo mostra que o gerador de ozônio está “puxando” o ar ambiente para produção de ozônio.

Quando a “bolinha” do indicador não sobe, não há fluxo, e portanto, não há injeção de ozônio na água. Em equipamentos que não possuem indicador de fluxo, é necessário alguma ferramenta externa para poder verificar se há sucção do ar ambiente para o gerador.

4. Garantia do equipamento.

A Panozon é a única que oferece 5 anos de garantia na célula do gerador de ozônio para piscinas residenciais, o “coração” do equipamento.

5. Necessidades para um bom funcionamento.

Cheque as dimensões do gerador e as necessidades no quesito de bomba e filtro, para garantir que seu ozônio funcione corretamente.

Além disso, verifique se sua casa de máquinas comporta o gerador de ozônio ou se será necessário fazer alguma adaptação.

Diferentes maneiras de instalar Panozon

Vantagens do gerador de ozônio para piscinas

  • É o único tratamento alternativo que ajuda a eliminar todos os tipos de contaminantes por oxidação.
  • É o único tratamento alternativo que ajuda a eliminar as cloraminas, subproduto do cloro com sujeiras da piscina. As cloraminas são responsáveis pelos desconfortos nos banhistas, como ardência nos olhos, alergias respiratórias e ressecamento de pele e cabelos.
  • O tratamento de ozônio para piscinas permite que pessoas alérgicas ao cloro, com rinite, asma ou outras doenças respiratórias possam nadar na piscina.
  • Não necessita de troca de peças ou “refil de ozônio” pois o gerador utiliza o próprio ar ambiente do local, apenas uma manutenção preventiva anual.
  • É o mais ecológico e sustentável, pois o subproduto é apenas oxigênio puro.
  • Ajuda a eliminar microrganismos e também matérias orgânicas, como protetor solar, bronzeador, suor, urina e maquiagem.
Clique na imagem para aumentar o tamanho

Desvantagens do gerador de ozônio para piscinas

Veja abaixo quando um gerador de ozônio pode não ser o ideal para a água da sua piscina:

  • É necessário um investimento inicial para a compra da máquina.
  • Não automatiza totalmente a sua piscina. Como qualquer outro tratamento existente, ainda é necessário peneirar, filtrar/retrolavar, aspirar o fundo da piscina, corrigir alcalinidade e pH.
  • Não deixa residual no tanque da piscina, necessita de um saneante de efeito residual.

Exemplos de saneantes para utilizar com ozônio Panozon

Os produtos abaixo são exemplos de saneantes registrados na Anvisa como desinfetante para piscinas. Ou seja, ao utilizar o seu Panozon com um destes produtos, você garante uma piscina protegida:

  • O próprio cloro, em quantidades reduzidas (opção mais barata que. O ozônio vai eliminar as cloraminas, responsáveis por causar os desconfortos como ardência nos olhos, ressecamento de pele e cabelos, alergias respiratórias)
  • Solo, da iGUI
  • M20 Sanitizante Maresias
  • BQ 400, da Keep Clor

Qual a diferença do gerador de ozônio para ionizador? Vantagens e desvantagens do ionizador

O gerador de ozônio (ozonizador) produz gás ozônio, e o ionizador produz íons de cobre e/ou de prata, dependendo do modelo.

Na prática, o gerador de ozônio é um tratamento que ajuda a eliminar a matéria orgânica, vírus, bactérias e algas, e principalmente as cloraminas. Já os íons de cobre ajudam a eliminar apenas algas. Muitas pessoas utilizam o ionizador como um “algicida automatizado”, mas não é um tratamento completo.

Os íons de prata, quando em quantidade suficiente na piscina, são bacteriostáticos, ou seja, não deixam bactérias se reproduzirem. Porém, estes íons não eliminam as matérias orgânicas (como por exemplo, suor, urina, bronzeadores, etc).

Ou seja, não é possível tratar sua piscina apenas com ionizador, sendo ainda necessário manter o cloro.

 CaracterísticaGerador de ozônioIonizador
Ajuda a eliminar algasSimSim
Ajuda a eliminar microrganismos (bactérias e fungos)SimParcial (apenas para íons de prata)
Ajuda a eliminar vírusSimNão
Ajuda a eliminar matéria orgânicaSimNão
Água 100% saudávelSimNão
Valor de investimento$$$

Qual a diferença do gerador de ozônio para gerador de cloro por sal? Vantagens e desvantagens do gerador de cloro

O gerador de ozônio e o gerador de cloro têm entregas diferentes.

O gerador de ozônio (ozonizador) produz gás ozônio que elimina as cloraminas, responsáveis pelos desconfortos na piscina; e o gerador de cloro por sal produz o cloro de forma automatizada a partir do sal, parecido com um dosador de cloro por pastilha.

O gerador de cloro continuará dosando de forma automática o cloro em sua piscina. Já o ozonizador tratará sua piscina com ozônio, uma solução mais saudável para as pessoas e mais sustentável para o meio ambiente.

Como instalar o gerador de ozônio em sua piscina?

A instalação é bem simples. Veja o vídeo abaixo para instalar seu gerador de ozônio residencial:

Continue explorando

Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Alergia ao cloro na piscina: o que fazer
22 de fevereiro de 2024
Como tratar água de poço artesiano para consu...
19 de janeiro de 2024
Diferença entre gerador de cloro por sal e oz...
15 de dezembro de 2023