Geradores de ozônio: quais são as aplicações mais comuns?

Os geradores de ozônio, também conhecidos como máquinas de ozônio, são dispositivos que produzem ozônio, um gás poderoso e natural que tem muitas aplicações úteis. Aqui estão algumas das aplicações mais comuns dos geradores de ozônio:

Sumário

Oxidação

A oxidação com ozônio, ou oxi-sanitização, é uma das aplicações mais populares dos geradores de ozônio. O ozônio é conhecido por sua capacidade de matar bactérias, vírus e outros microrganismos, tornando-o ideal para a purificação de ar. A oxi-sanitização é bastante utilizada para tirar cheiro de cigarro e mofo de carro e quartos de hotéis.

Ozônio é usado para tirar cheiro e mofo de ambientes

Piscinas

Os geradores de ozônio são comumente usados em piscinas para manter a água limpa e sem os desconfortos do cloro. O ozônio é mais eficaz que o cloro e garante uma água muito mais saudável para os banhistas.

Piscina com ozônio sem os desconfortos do cloro

Lagos

Os geradores de ozônio também são usados em lagos e aquários para manter a água limpa e livre de microrganismos. Isso ajuda a manter a qualidade da água e a preservar a saúde da vida aquática.

Imagem comparando lago antes e depois de instalar Lacus
Água cristalina com ozônio

Caixas d'água

Os geradores de ozônio são utilizados em caixas d’água para purificar a água e mantê-la livre de bactérias e outros contaminantes. Isso é importante para garantir a segurança da água potável. Além disso, ele remove os desconfortos do cloro na água, como cheiro do cloro e ressecamento da pele após o banho.

Foto de instalação de um gerador de ozônio Aquapura em caixa d'água
Aquapura é um purificador central de água

Aplicações industriais

O ozônio é amplamente utilizado na indústria para desinfetar e esterilizar superfícies, equipamentos e instalações. Além disso, é comum que os geradores de ozônio sejam usados na produção de alimentos para desinfetar e esterilizar as linhas de produção, e até mesmo em indústrias têxteis para desbotamento de tecidos e tratamento da água.

Foto de uma instalação de um gerador de ozônio em uma indústria
Sistemas customizados para atender cada aplicação

Agronegócio

O ozônio é utilizado em sistemas de irrigação e no pós-colheita para desinfetar a água e garantir a qualidade dos cultivos ou até mesmo para redução de agrotóxicos nos alimentos. Além disso, os geradores de ozônio são comumente usados em instalações de criação de animais para mantê-los livres de doenças transmitidas pela água.

Foto de instalação de um gerador de ozônio para agronegócio
O ozônio pode diminuir perdas e reduzir custos no agro

Em resumo, os geradores de ozônio são ferramentas valiosas, principalmente para tratamento de água, com muitas aplicações úteis, incluindo a purificação de água e ar, manutenção de piscinas, lagos e caixas d’água, aplicações industriais e para o agronegócio.

Veja todas as aplicações da Panozon clicando aqui.

Continue explorando

Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Alergia ao cloro na piscina: o que fazer
22 de fevereiro de 2024
Como tratar água de poço artesiano para consu...
19 de janeiro de 2024
Diferença entre gerador de cloro por sal e oz...
15 de dezembro de 2023