Como tratar água de poço artesiano para consumo humano

A água de poço artesiano é a principal fonte de água para muitas pessoas, mas pode conter impurezas que precisam ser tratadas antes do consumo. Essas impurezas são encontradas ao realizar uma análise completa da água (físico-química e biológica). 

A água pode ter diferentes contaminações. Vamos explorar os principais desafios e as soluções eficazes para tornar a água de poço artesiano segura para beber.

As contaminações de poço mais comuns são:

  • Presença de bactérias ou outros microrganismos (fungos, vírus etc.)
  • Presença de metais (ferro e manganês são os mais comuns)
  • Presença de nitrogênio amoniacal (normalmente é um indicador de presença de urina na água)
  • Alcalinidade ou pH incorretos
  • Dureza alta ou baixa

Pode beber a água do poço artesiano?

A água de poço artesiano pode ser potável desde que ela atenda os requerimentos mínimos da Portaria do Ministério da Saúde nº 888, de 4 de maio de 2021.

De forma resumida, é necessário fazer uma análise da água com um laboratório de análises químicas para avaliar se a água do seu poço artesiano atende os requisitos mínimos de potabilidade.

Como eliminar bactérias do poço artesiano

A presença de bactérias (ou outros microrganismos patogênicos) em água de poço pode ser um risco significativo para a saúde, pois podem causar doenças e infecções. A cloração é um método eficaz para eliminar bactérias. Ela envolve a adição de cloro na água, que mata microrganismos nocivos. É importante monitorar a quantidade de cloro utilizada para garantir que a água permaneça segura e palatável.

Outra opção é utilizar o tratamento por ozônio. Um sistema de ozônio bem dimensionado fará a mesma função do cloro e eliminará os microrganismos, como bactérias e vírus, presentes na água.

Como eliminar metais do poço artesiano (como ferro e manganês)

O excesso de metais como ferro e manganês na água pode causar manchas em roupas e louças, incrustações nas tubulações, e alterar o gosto e a cor da água. Por exemplo, a cor alaranjada ou amarronzada nas pias e vasos sanitários normalmente é sinal de presença de ferro na água.

Para removê-los, pode-se utilizar um sistema de oxidação utilizando, por exemplo, o ozônio, junto a um sistema de filtração. Esses sistemas oxidam os metais utilizando ozônio, convertendo-os em partículas sólidas que são facilmente filtradas.

Como eliminar nitrogênio amoniacal (NH3) do poço artesiano

O nitrogênio amoniacal é utilizado como padrão para classificação das águas naturais, sendo sua presença um indicativo de contaminação recente por esgoto, proveniente de fossas, animais mortos, entre outros. Trata-se de um dos primeiros produtos resultantes da decomposição da matéria orgânica. Portanto, a atenção à qualidade da água é fundamental para garantir a saúde e bem-estar da população.

Para oxidar o nitrogênio amoniacal, você pode utilizar o ozônio.

Como corrigir alcalinidade e pH do poço artesiano

O pH incorreto da água pode levar a problemas na pele e no sistema digestivo, além de alterarem o gosto da água e causar corrosão ou incrustação das tubulações. Para corrigir o pH, é necessário também corrigir a alcalinidade da água. 

Para corrigir a alcalinidade e o pH, é necessário utilizar produtos que elevam ou baixam os respectivos parâmetros (ex: “elevador de pH”, “redutor de alcalinidade”, etc), ou então utilizar um dosador automático para correção de cada parâmetro.

Como corrigir dureza alta do poço artesiano

A dureza alta da água é causada principalmente pela presença de cálcio e magnésio. Ela pode resultar em acúmulo de calcário e problemas em encanamentos e eletrodomésticos. Para tratar a dureza, utilizam-se abrandadores, que trocam os íons de cálcio e magnésio por íons de sódio, suavizando a água. Esse processo não apenas protege as tubulações e aparelhos, mas também melhora a qualidade da água para o consumo.

Conclusão

Tratar a água de poço artesiano é essencial para garantir que ela seja segura e saudável para consumo. Utilizando métodos como a cloração, filtração e o sistema de ozônio, você pode tornar a água do seu poço adequada para o consumo humano. 

Lembre-se: é sempre recomendável fazer testes periódicos da qualidade da água para garantir sua segurança contínua.

Conheça mais sobre o Ecotag, gerador de ozônio para poços artesianos, clicando aqui.

Leia mais

Continue explorando

Como medir a geração de ozônio na piscina uti...
29 de abril de 2024
Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Gerador de ozônio para piscinas: como funcion...
6 de abril de 2024
Alergia ao cloro na piscina: o que fazer
22 de fevereiro de 2024