Gerador de cloro por sal: vantagens e desvantagens

Você já ouviu falar no gerador de cloro por sal, também conhecido como sistema de eletrólise salina? Como qualquer tecnologia, ele tem seus prós e contras. Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens desse sistema.

Vantagens do gerador de cloro por sal

  1. Automatização da dosagem de cloro: assim como os dosadores de pastilha, ele funciona como um dosador automático de cloro. Neste caso, deve ser colocado sal (NaCl) na piscina e esta máquina vai gerar o cloro no  próprio local, não havendo mais necessidade de comprar, manusear e armazenar o cloro.
  2. Deixa a água mais confortável quando comparado com dosagens manuais de cloro. Quando você utiliza um gerador de cloro ou um dosador de pastilhas, você terá uma água mais estável e com menor formação de cloraminas. Isso ocorre pois há uma dosagem constante de cloro, desde que a filtração esteja funcionando corretamente.

Desvantagens do gerador de cloro por sal

  1. Custo inicial: a instalação de um gerador de cloro por sal é consideravelmente mais cara do que um dosador de cloro por pastilhas. O eletrodo, principal componente do equipamento, tem uma vida útil de 4 a 5 anos.
  2. Manutenção do equilíbrio da água: a eletrólise salina aumenta consideravelmente o pH da água. Este eventual desequilíbrio pode tornar o sistema ineficiente e exigir correções frequentes.
  3. Corrosão (“efeito maresia”): a presença dos íons cloreto (vindos do sal) pode acelerar a corrosão de certos materiais, como bombas, cascatas, acessórios da piscina e sua estrutura da mesma forma que se vê em praia.

Nadar em uma piscina com sal faz mal?

Nadar em piscinas salinizadas é geralmente considerado seguro. No entanto, indivíduos mais sensíveis, ou que tenham incômodos com o cloro e seus subprodutos, podem experimentar algum desconforto. O gerador de cloro por sal automatiza a dosagem de cloro da piscina, porém adiciona sal na água.

Gerador de cloro por sal vale a pena?

Embora os geradores de cloro por sal ofereçam vantagens, é crucial estar ciente de seus pontos fortes e fracos. A longo prazo, o custo de manutenção e reposição de peças do gerador de cloro pode ficar próximo ou maior que os custos dos produtos químicos. Muitos clientes acabam adotando o dosador de cloro por pastilha como uma solução mais barata para automatizar a dosagem de cloro na piscina.

Leia também

Continue explorando

Ar condicionado do carro com cheiro ruim? Col...
19 de julho de 2024
Como medir a geração de ozônio na piscina uti...
29 de abril de 2024
Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Gerador de ozônio para piscinas: como funcion...
6 de abril de 2024