Como fazer decantação em uma piscina

Existem duas formas convencionais de se fazer decantação da sujeira em sua piscina:

Maneira 1: sulfato de alumínio + barrilha

Primeiramente, dose a barrilha em sua piscina para que seu pH suba até 8,2 ou mais. Em seguida, dose o sulfato de alumínio de acordo com as recomendações da fabricante. Após a dosagem deixe o produto homogeneizar por toda a água. Você pode utilizar a motobomba na posição de recirculação para auxiliar na homogeneização. Posteriormente, deixe a água em repouso entre 6 – 8 horas para que a sujeira possa precipitar para o fundo da piscina. Em seguida, aspire a água no modo drenar.

Atenção: quando utilizar sulfato de alumínio, nunca deixe o filtro ligado na função “filtrar” pois pode estragar a areia.

O sulfato de alumínio é muito utilizado em estações de tratamento de água. É um clarificante em pó e, em águas com pH maior que 8,2, o sulfato de alumínio forma o hidróxido de alumínio, que é um poderoso precipitante. Por isso é necessário dosar a barrilha antes de aplicar o sulfato de alumínio. 

Além disso, o sulfato de alumínio baixa a alcalinidade e o pH da água. Você pode saber mais sobre como corrigir os parâmetros da água clicando aqui.

É importante seguir as instruções de uso de cada embalagem de produto químico que for aplicar em sua piscina.

Maneira 2: decantadores ou clarificantes

A alcalinidade deve estar ajustada sempre entre 80 e 120, pois é ela que neutraliza os ácidos que podem causar interferência na decantação. É sempre importante ser dosado conforme as instruções do rótulo do produto.

Após a dosagem, deixe a água em repouso entre 6-8 horas para que a sujeira possa precipitar para o fundo da piscina. Em seguida, aspire a água no modo drenar.

Conclusão

O processo de decantação da piscina envolve, no final, ter que jogar fora uma parte da água da piscina. Isso não é a maneira mais sustentável de tratar a piscina e não é a maneira mais adequada para cuidarmos do meio ambiente. A linha Blue Star da Panozon pode te ajudar a reduzir o número de decantações necessárias na piscina, por ser um poderoso oxidante e também um microfloculante.

Leia mais

Continue explorando

Como medir a geração de ozônio na piscina uti...
29 de abril de 2024
Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Gerador de ozônio para piscinas: como funcion...
6 de abril de 2024
Alergia ao cloro na piscina: o que fazer
22 de fevereiro de 2024