Alergia ao cloro na piscina: o que fazer

Se você é uma pessoa que adora nadar e desfrutar de momentos de lazer em piscinas, mas sofre de alergia ao cloro, pode ser difícil encontrar uma solução para aproveitar esses momentos sem sentir incômodos e desconfortos.

A boa notícia é que existe uma alternativa ao uso excessivo de cloro nas piscinas: o gerador de ozônio Blue Star.

O que é a alergia ao cloro?

A alergia ao cloro é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades. Porém, o que é mais comum é a alergia aos subprodutos do cloro, principalmente as cloraminas.

Os sintomas incluem coceira, vermelhidão, irritação e ressecamento da pele, além de problemas respiratórios como rinite, tosse, chiado e dificuldade para respirar. Isso ocorre porque as cloraminas irritam a pele e as vias respiratórias.

O uso de cloro nas piscinas pode levar à formação de cloraminas, um subproduto da reação química entre o cloro e a matéria orgânica presente na água, como suor e urina. As cloraminas são altamente irritantes, ressecam a pele e os cabelos, causam ardências nos olhos e agravamento de alergias respiratórias, e são as responsáveis pelo cheiro forte “de cloro” em piscinas fechadas.

Sintomas de excesso de cloro na piscina

O excesso de cloro nas piscinas, e mais especificamente das cloraminas, pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis, tanto para a pele quanto para o sistema respiratório.

Alguns indícios de que sua piscina está com muito cloro são:

  • Cheiro forte de “cloro”, que na verdade é proveniente das cloraminas
  • Roupas desbotadas, pois o cloro pode desbotar a cor dos trajes de banho 
  • Ao medir com uma Fita Teste, a medição está acima de 4 ppm de cloro residual livre (conheça nossa Fita Teste clicando aqui)

Como evitar a formação de cloraminas

A solução para esses problemas é o uso do gerador de ozônio da Panozon em sua piscina.

O ozônio é um agente oxidante mais potente do que o cloro e é capaz de eliminar bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos presentes na água. Além disso, além de reagir com as sujeiras, o ozônio reduz a quantidade de cloro necessária nas piscinas,  reduzindo a formação de cloraminas.

O gerador de ozônio funciona convertendo o oxigênio presente no ar em ozônio, que é então adicionado à água da piscina. O ozônio age como um agente oxidante, eliminando microrganismos e oxidando as cloraminas presentes na água. Como resultado, a água da piscina fica mais limpa, saudável e mais confortável para os usuários.

Outras vantagens

Além de ser uma opção mais saudável para as pessoas que sofrem de alergia ao cloro, o gerador de ozônio também é uma opção mais amigável ao meio ambiente, pois reduz a necessidade de cloro e outros produtos químicos na água da piscina.

Se você ou alguém em sua família sofre com os desconfortos do cloro e quer desfrutar de momentos de lazer em uma piscina sem sentir desconforto, adquira um Panozon Blue Star. Essa solução ajuda a reduzir os sintomas da alergia e torna a experiência de nadar muito mais agradável e saudável.

Quer evitar cloro na hora do banho também? Conheça o Aquapura, que trata a sua caixa d’água com ozônio e garante uma água 100% saudável em todos os pontos de consumo da sua casa.

Continue explorando

Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Como tratar água de poço artesiano para consu...
19 de janeiro de 2024
Diferença entre gerador de cloro por sal e oz...
15 de dezembro de 2023
Ozônio para petshops: quais as vantagens?
11 de dezembro de 2023