Alergia ao cloro da água do chuveiro, o que fazer?

Apesar de desempenhar um papel crucial na eliminação de bactérias e outros microrganismos nocivos, o cloro pode causar efeitos adversos em algumas pessoas, incluindo reações alérgicas. Além disso, os subprodutos do cloro, principalmente as cloraminas, causam alergias de forma ainda mais comum nas pessoas. Essas alergias podem se manifestar de várias formas, como pele seca e coceira, erupções cutâneas, ardência nos olhos, e problemas respiratórios como rinite.

Mas o que você pode fazer se tiver alergia ao cloro da água do chuveiro? A solução pode estar no ozônio, um gás natural que tem mostrado grande eficácia no tratamento da água.

Alergia ao cloro: entendendo a condição

As alergias ao cloro, embora relativamente raras, podem ser desconfortáveis e até debilitantes. A exposição constante ao cloro na água do chuveiro pode provocar uma resposta imunológica anormal que resulta em alergia. 

Muitas vezes, quando as pessoas referenciam a alergia ao cloro, querem dizer na verdade alergia às cloraminas. As cloraminas são produzidas a partir do cloro, quando ele reage com os contaminantes presentes na água. Elas são as responsáveis pelas alergias que conhecemos. Os sintomas variam dependendo da gravidade da alergia, mas geralmente incluem pele seca, coceira, espirros, tosse e olhos vermelhos e lacrimejantes.

Esses sintomas podem ser especialmente problemáticos para pessoas com rinite, asma ou outras condições respiratórias, pois o vapor do chuveiro pode atacar diretamente os pulmões.

Ozônio como solução

O ozônio, um poderoso oxidante, tem sido utilizado com sucesso para tratar a água. Ele age eliminando bactérias, vírus e outros microrganismos, bem como a maioria dos contaminantes químicos presentes na água. Além disso, é mais rápido e mais forte que o cloro na capacidade de desinfecção, e ainda por cima é ecologicamente correto, pois vem do oxigênio ambiente.

O uso do ozônio no tratamento da água é uma excelente alternativa para quem é alérgico ao cloro ou às cloraminas. Você pode instalar o Aquapura na sua caixa d’água e terá uma água saudável em todos os pontos de consumo da sua casa, incluindo os chuveiros.

Benefícios do ozônio na caixa d’água

Foto de instalação de um gerador de ozônio Aquapura em caixa d'água

O tratamento da água com ozônio tem vários benefícios para as pessoas. Além de ser mais eficaz na desinfecção, o seu principal subproduto é o próprio gás oxigênio. Além disso, a água tratada com ozônio tem um gosto e odor mais agradáveis, pois a água fica mais natural, como uma água de riacho.

Em relação às alergias, o uso de água tratada com ozônio no chuveiro pode reduzir ou até eliminar completamente os sintomas associados à alergia ao cloro. Com isso, você pode desfrutar de um banho sem coceira, irritação nos olhos ou problemas respiratórios.

Como usar ozônio no tratamento da água do chuveiro

Existem dispositivos no mercado que podem ser instalados na caixa d’água da sua casa, chamados ozonizadores, que convertem o oxigênio normal em ozônio. Os ozonizadores geram ozônio a partir do ar local e injetam na água, realizando o tratamento.

A instalação é simples e ele funciona de maneira automática e elétrica, sem precisar trocar refil. Em suma, se você é alérgico ao cloro da água do chuveiro, o tratamento com ozônio pode ser a solução que você estava buscando. 

Quer evitar os desconfortos do cloro na piscina também? Conheça o Blue Star.

Quer saber mais? Acesse a página do Aquapura, o ozonizador para caixas d’água, clicando aqui.

Leia mais

Continue explorando

Como medir a geração de ozônio na piscina uti...
29 de abril de 2024
Como funciona o ionizador de piscina
11 de abril de 2024
Gerador de ozônio para piscinas: como funcion...
6 de abril de 2024
Alergia ao cloro na piscina: o que fazer
22 de fevereiro de 2024